terça-feira, 3 de março de 2015

Erva de São João (Hypericum perforatum L.)


Outros nomes populares: hipericão, orelha-de-gato, milfurada e alecrim-bravo.

Este vegetal é conhecido por suas propriedades no tratamento fitoterápico como auxiliar da depressão e estados de apatia, assim como terror noturno associado à enurese e distúrbios gastrointestinais.

No banho de ervas, podemos usá-lo com o intuito de facilitar a aceitação dos reveses da vida, tal como para despertar mais alegria em nosso interior.

Na Europa Medieval esta erva foi utilizada como amuleto contra feitiços e na confecção de enfeites em grinalda para as festas realizadas pelo povo. Guerreiros somente eram admitidos em torneios após provarem não portar consigo tal erva, pois sua presença junto ao corpo daquele que lutava era tida como vantagem desleal.

Curiosidade: Segundo uma lenda, o Hipérico, nome pelo qual o vegetal também é conhecido, nasceu no local onde escorreu o sangue de São João Batista, após sua decapitação. Por este motivo é que a erva recebe o nome do santo, sendo largamente utilizada para afastar maus espíritos e combater depressões. O pigmento vermelho extraído de suas flores, denominado hipericina, simboliza o sangue de São João.

Nenhum comentário:

Postar um comentário