quinta-feira, 14 de abril de 2016

Aplicações e Lendas de Plantas Protetoras


Ao longo da história da humanidade, muitas plantas foram utilizadas com a finalidade de proteção. Atualmente este conhecimento é encarado como fonte de sabedoria aos mais adeptos dos estudos ocultistas, esotéricos e místicos, ao passo que não difere de superstição aos mais céticos. Seja como for, são informações interessantes a todos aqueles que gostam das aplicações e lendas que envolvem o mundo vegetal. Vejamos alguns exemplos:

- Alho: um dos amuletos mais eficazes empregados há muito tempo, recomendado contra qualquer tipo de maldição. Dizia-se que carregar sete dentes de alho em um cordão no pescoço durante sete sábados no horário de Saturno livrava o indivíduo de feitiços durante toda a vida. Marinheiros o carregavam durante as viagens buscando proteção contra o naufrágio, assim como soldados na idade média o usavam para prevenir ataques e camponeses o penduravam na entrada de casa para evitar que o mal tivesse passagem.

- Agrimônia: utilizada para proteger contra maldições, dizia-se que, além de conferir a devida proteção, ainda mandava de volta ao emissor qualquer intenção negativa. Não se recomendava seu uso contra a insônia, pois quem utilizava a planta com esta finalidade ficava com aspecto de falecido e não despertava até que se retirasse o efeito produzido pela planta.

- Bétula: usada para o exorcismo em pessoas e animais, bastando que se encostasse a planta naquele que estivesse possuído por qualquer mal. Utilizava-se a planta com esta finalidade devido às suas propriedades de limpeza e purificação. Foi empregada contra o mau olhado na Rússia e sua madeira na confecção de berços para proteger as crianças.

- Azevinho: Dizia-se que esta erva protegia contra raios, venenos e maus espíritos, além da proteção contra feitiçaria quando plantada ao redor das residências. Era usada também para amansar feras, contra o mau olhado e para trazer boa sorte, com a crença de que transformava os sonhos em realidade.

- Oliveira: o azeite da oliveira foi utilizado para ungir e facilitar a cura. Existia a crença de que espalhar folhas de oliveira em um cômodo criava a vibração de paz neste local. Quando se pendurava um ramo desta planta na porta de casa, a intenção era a de evitar a aproximação do mal e, quando colocada nas chaminés, o objetivo era o de prevenir que raios atingissem a residência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário