quarta-feira, 16 de julho de 2014

Esoterismo: o que escolher?



Qualquer pessoa que, em dado momento de sua trajetória de vida, tenha a atenção atraída por atividades enquadradas nas práticas esotéricas/holísticas, normalmente começa a tatear a área com o intuito de compreender como as coisas funcionam, para então criar coragem e dar o primeiro passo.
    Há quem comece pelo estudo dos florais, outros pela radiestesia, outros ainda pelo reiki, tarot, etc... Como sabemos, há uma infinidade de cursos, livros, apostilas e propagandas. Logo após os primeiros estudos, iniciam-se as práticas, e os resultados colhidos normalmente são muito interessantes, até mesmo empolgantes!
    O caso é que poucos são os indivíduos que escapam das dúvidas na sequência desta caminhada pelo esoterismo. Dificilmente alguém sabe exatamente como proceder, pois são tantos os cursos, há tanto a conhecer... Neste ponto é que talvez caiba um questionamento: será que realmente informação nunca é demais e não ocupa espaço ou cria-se uma grande confusão com tanta oferta?
    Não tenho a presunção de emitir críticas, e menos ainda a de censurar os amigos de divulgar o trabalho que realizam, mas talvez seja válido colocar um pouco de freio neste frenesi de tantos certificados e qualificações adquiridos por uma só pessoa. Será mesmo possível um terapeuta ter tanto a oferecer e ser capaz de resolver tantas dificuldades alheias sem se afetar? Até mesmo a forma como a pessoa se apresenta fica confusa, pois seu ofício não está bem definido. Naturalmente, quem pretende estudar um pouco de cada coisa, pode fazer isso! Aplicar tudo o que se estuda de uma só vez é que não é funcional.
    Quem oferece cursos pode ter o cuidado de conhecer os propósitos de seus alunos e orientá-los da melhor maneira possível, justamente para que exista direcionamento. O número de alunos matriculados e a soma da quantia financeira não pode prevalecer em detrimento da qualidade daquilo que se oferece. Os próprios alunos percebem quando fizeram um bom curso ou apenas compraram um certificado ao qual darão pouca utilidade.
    Tudo o que se aprende ou pratica nesta área, serve para levar um pouco de paz ou certeza a quem disto carece, propiciando equilíbrio e bem-estar. É uma questão de consciência!

Nenhum comentário:

Postar um comentário